segunda-feira, 10 de agosto de 2009

SÉTIMA ARTE/ Sessão de Cinema e Psicanálise

Enigmas da “biografia de um vazio”


Jóis Alberto

“O adversário”, direção de Nicole Garcia, é o filme da Sessão de Cinema e Psicanálise deste mês, às 20h de sexta-feira (14/08/09) na Aliança Francesa de Natal, Praça Cívica, Petrópolis. O roteiro é de Fréderic Bélier Garcia, Jacques Fieschi e Nicole Garcia, baseado no livro de Emmanuel Carrère. Esse longa metragem, um drama policial baseado em fatos reais, teve três indicações ao “Cesar”, o mais tradicional e respeitado Prêmio do Cinema Francês: Melhor Ator (Daniel Auteil), Melhor Ator Coadjuvante (François Cluzet), Melhor Atriz Coadjuvante (Emmanuelle Devos). No elenco, destacam-se Daniel Auteil (Jean-Marc Fauvre), Géraldine Pailhas (Christine Fauvre), François Cluzet (Luc) e Emmanuelle Devos (Marianne).
O título do livro e do filme, ‘O Adversário’, supõe um outro, um duplo que lhe é antagônico, e que, em determinado momento está no comando, comenta Teresa Sampaio, uma das organizadoras do evento. Segundo ela, em 10 de janeiro de 1993, um crime abalou a França e o mundo. O impacto foi devido à natureza enigmática do autor desse ato criminoso, Jean-Claude Romand. As interrogações foram tantas que o caso rendeu um livro cuidadoso intitulado ‘O Adversário’, de Emmanuel Carrère, inúmeros artigos de imprensa, dois filmes e um documentário.
Nicole Garcia baseou-se no livro homônimo ao invés de deter-se ao dossiê do caso. Como o julgamento foi pouco elucidativo, o filme não tem a pretensão de revelar a verdade do caso. Como explica a diretora, na hora em que algo é encenado já é um pouco ficção, assim como o próprio discurso: um pouco mentira, um pouco verdade.
“A interpretação de Daniel Auteuil está sublime e lhe rende uma indicação ao César de Melhor Ator”, opina Teresa Sampaio, acrescentando que o trato que Nicole Garcia dá ao filme torna o tema suportável. “Não ouvimos gritos, não vemos sangue. Ela aposta na amnésia de Jean-Marc e vai reconstituindo a história em flash back, que é como ela diz: ‘ a biografia de um vazio e uma espantosa cadeia de eventos’. Ela não vê e não retrata no filme uma violência real, mas ‘um descarrilhamento, uma total aniquilação de um sujeito excessivamente controlado até que uma parte dele se descontrola e nos escapa completamente’”.




FONTE: Texto com comentário de Tereza Sampaio, enviado por e-mail para o editor deste blog, jornalista Jóis Alberto.

POESIA/Poema de Jóis Alberto

FRONT

Jóis Alberto


anfiguri
figuri-
no
maqui
manequim

paradigma
fundibulário
fuligem
fagulha

bestiário
leviatã

bilontra

bazófia

bravatas

bordões
tiranossauros rex
virgulinos
uma vírgula

desarrazoado babaréu
de um tabaréu
mixórdia data venia
réu
logomaquia

balestilha
bastilha
escombros
erupções
ebulições
revoluções

& evolução das espécies:
provinciano lapuz


FONTE: Poema publicado no livro “Poetas azuis paixões vermelhas amores amarelos” (Poesia e prosa), de Jóis Alberto Revorêdo (Natal: Sebo Vermelho, 2003)