sábado, 1 de agosto de 2009

NOTÍCIA/Cinema brasileiro no Sesc de Natal

“Alma corsária”, filme de Carlos Reichenbach,
abre programação de agosto do CineSesc


Jóis Alberto

“Alma Corsária”, filme de Carlos Reichenbach, abrirá a programação de agosto do CineSesc de Natal a partir das 12h desta segunda-feira (03/08/09).
Destinada preferencialmente aos comerciários e demais usuários dos serviços do Sesc, com entrada gratuita, a sessão é realizada sempre a partir do meio-dia no cinema do prédio onde funcionam o Restaurante e a Biblioteca pública do Sesc, na avenida Rio Branco, 375, Cidade Alta, Natal. A exemplo do que ocorre nas demais cidades do País, o Sesc da capital potiguar mantém uma excelente programação cultural, com sessões de sétima arte – esta em parceria com a Programadora Brasil; exposições de artes visuais, eventos literários, além do excelente acervo de livros da biblioteca.

Na programação, estão filmes de alguns dos mais elogiados cineastas do Brasil, dentro os quais o próprio Reichenbach, Domingos de Oliveira e Sylvio Back. Alguns títulos estão disponíveis em DVD, outros são exibidos com freqüência pela Rede Brasil de TV, mas com certeza é sempre um prazer rever em tela maior alguns desses filmes (o polêmico “Amarelo manga”, por sua estética mais violenta, divide opiniões). Destaco também a oportunidade rara de se assistir em tela grande ao filme “Bang bang: bla bla bla”, de Andrea Tonacci, um dos nomes mais representativos do chamado cinema marginal do Brasil (underground, ou udigrúdi, segundo a irreverente denominação criada por um dos grandes do Cinema Novo, Gláuber Rocha, nos anos 60, que depois faria alguns filmes dentro da estética do cinema marginal).

PROGRAMAÇÃO

A programação completa do CineSesc em agosto, sempre a partir das 12h, é a seguinte:
03/08 – “Alma Corsária”, direção de Carlos Reichenbach.
05/08 – “Amarelo manga”, direção de Cláudio Assis.
07/08 – “Amores”, direção de Domingos de Oliveira.
10/08 – “Baile perfumado”, direção de Paulo Caldas e Lírio Ferreira.
12/08 – “Bebel...”, direção:Maurício Capovilla.
14/08 – “Bete balanço”, direção: Lael Rodrigues.
17/08 – “Aleluia Gretchen”, direção: Sylvio Back.
19/08 – “Amor & Cia”, direção: Helvécio Ratton.
21/08 – 100 anos do “Cinema Natal” (curta/doc.). Mostra Brasil Plural. “Câmara Cascudo: o provinciano incurável”.
24/08 – “Bola na tela”, direção de Frederico Cardoso.
26/08 – “Animações para adultos” – vários diretores.
28/08 – “Bang bang: bla bla bla”, direção de Andréa Tonacci.
31/08 – “Assim era a Atlântida”, direção: Carlos Manga.
Boa diversão a todos! Bom apetite! E boa leitura!

NOTÍCIA/Exposição de fotografias

O FOTOJORNALISMO DE EWALDO GOMES


O fotojornalismo é, junto com o texto do repórter, um dos trabalhos fundamentais da reportagem profissional na mídia impressa (jornal, revista, boletins, livros, etc) e na mídia digital (portal da internet, sites, blogs, etc). Em Natal, existem talentosos repórteres fotográficos, no mesmo nível de grandes nomes de projeção nacional, como Walter Firmo e Evandro Teixeira. Na próxima terça-feira (4/08/09), o público natalense poderá comprovar isso vendo a Exposição de Fotos do repórter fotográfico Ewaldo Gomes, um dos mais atuantes e talentosos de Natal. A mostra, na Sala de Exposições do Sesc Restaurante, será aberta às 12h. Av. Rio Branco, 375, Cidade Alta.